Tenho presenciado e vivido, alguns momentos em que a falta ou ausência do diálogo tem transformado ambientes saudáveis em zona de guerra.
A constante pressão que os lideres vem sofrendo por conta dos resultados não alcançados e desejados pelas cias tem provocado uma sucessão de erros que podem ser evitados, por exemplo:
É comum nos momentos críticos que as equipes demandem de um tempo (que geralmente não existe) para se reorganizar e colocar em pratica uma nova estratégia, e neste espaço de tempo é que ocorrem alguns problemas. A equipe esta assimilando no menor tempo possível as alterações que deverão considerar dali por diante, a gerência no anseio de resolver em menor tempo ainda o problema promove mudanças nestas alterações que acabam por criar uma imensa confusão.
Já é sabido que tempo é dinheiro, e dinheiro hoje custa caro, então o que se precisa na verdade é minimizar esse custo do tempo.
Chamar os envolvidos nas mudanças é uma opção salutar, não precisa reunir toda a equipe, selecione peças chaves, e não considere as peças chave somente os que concordam com seu pensamento, mas também os que divergem, afinal eles acabam vendo algo que você não viu.
A melhor forma de minimizar o barulho das mudanças é unir inteligências diferentes e "tentar" prever todas as situações que possam ocorrer.
Imediatismo não trás resultado eficaz.
Espero ter contribuido.
PAULO H. OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário